Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

ARECA-DOURADA - ( Areca vestiaria )

07:37 2 Comments A+ a-


Areca-dourada - (Areca vestiaria)
NOME CIENTÍFICO: Areca vestiaria.


NOME POPULAR
: Areca-dourada, areca-de-pescoço-laranja.




FAMÍLIA: Arecaceae.



CICLO DE VIDA: Perene.



ORIGEM: Celebes e Ilhas Molucas - (Leste da Indonésia).



PORTE: De 3 a 6 metros de altura.



FOLHAS: Pinadas, arqueadas, chegando a medir cerca de 2 metros de comprimento.

ARECA-DOURADA, ARECA-DE-PESCOÇO-LARANJA - ( Areca vestiaria ) - Detalhe da folha


FLORES: Inflorescências curtas, ramificadas, despontam na base do palmito, tem espata e ramificações de coloração alaranjada.



FRUTOS: De coloração avermelhada, ovoides, são bastante ornamentais.


ARECA-DOURADA - ( Areca vestiaria ) - Detalhe dos frutos


TRONCO: De grande destaque ornamental, tem caule liso e anelado, com 6 a 10 cm de diâmetro. 

ARECA-DOURADA - ( Areca vestiaria ) - Detalhe do caule
Nota: Essa maravilhosa palmeira é dotada de palmito de coloração alaranjada bastante vistosa.


ARECA-DOURADA - ( Areca vestiaria ) - Palmito e frutos bastante ornamentais

LUMINOSIDADE: Meia-sombra.



Nota: Se for cultivada a sol pleno, suas folhas ficam queimadas.



ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado, regar de 1 a 2 vezes por semana, não descuidando principalmente quando a planta for jovem ou estiver em vasos.


CLIMA: Prefere clima tropical, mas é tolerante ao subtropical.



PODA: Não é necessária, apenas com finalidade estética as folhas secas podem ser cortadas.



Nota: Se não desejar que formem touceiras, deixando somente uma ou poucas plantas, as brotações que irão nascer ao lado da principal, devem ser cortadas.



CULTIVO: De crescimento lento, aprecia solo rico em matéria orgânica e regas regulares. Não tolera terreno seco, ventos fortes e sol pleno.Sugestão de substrato para vasos: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico.



FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, para uma cova de 40 X 40 cm, aplique cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido ou fertilizante orgânico composto.



UTILIZAÇÃO: Fica espetacular cultivada de forma isolada ou em grupos, em parque e jardins, com iluminação filtrada de árvores maiores. Quando jovens podem ser cultivadas em vasos inclusive em ambientes internos com boa iluminação por vários anos.


PROPAGAÇÃO: Por sementes.



PREÇO: Varia bastante conforme o tamanho da planta.

areca-dourada, areca-de-pescoço-laranja
Em Holambra / SP por R$ 170,00 (PT30)




FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei no Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa / SP,onde ela pode ser vista e apreciada em todos seus detalhes. O link do local está na margem direita do blog, é só clicar.

2 comentários

Write comentários
BLOG QUIMICO
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 16:43 delete

olá , gostei do seu blog, queria uma opinião, comprei uma areca dourada, e me falaram que poderia ficar no deck(dois vasos dentro do DECK da piscina, de 90X 90cms) da piscina, uma delas pega sol da manhã filtrado e a outra não; a tarde as duas recebem sol pleno... o horto que me vendeu não foi honesto, (estão vendendo o horto)disse que elas aguentariam...o que eu faço? tiro e replanto?? ou aguardo?uma está nascendo uma folha e está vingando, mas meio amarelada...e outra uma folhinha está saindo bem devagar...obrigada
Rose

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
12 de janeiro de 2013 06:09 delete

Olá Rose, Bom Dia.

Ela não gosta de sol pleno, ele não matará a planta, mas irá queimar suas folhas, não sei em que região onde mora, mas nas mais quentes o problema é muito maior. Infelizmente plantas são comercializadas sem as devidas explicações, muitas vezes não é má fé do vendedor, que embora deveria conhecer o que vende, também não sabe.
Quanto a replantar, para que tenha uma planta bonita, o idel seria colocá-la num local que tenha sol filtrado por outras árvores e principalmente que não receba luz solar nas horas mais quentes do dia.
Boa sorte.
Um abração!

Reply
avatar