15 de mai. de 2012

LONGAN - ( Dimocarpus longan )


Frutífera exótica - “A fruta dos deuses chineses”

 Clique para ampliar
Árvore adulta
NOME CIENTÍFICO: Dimocarpus longan.

NOME POPULAR: Longaneira que produzo o fruto chamado: Longan, longana, longonha, olho-de-dragão, Euphoria Longana, Dragon’s Eye.

Nota: Recebe o nome popular de “olho-de-dragão”, porque quando o fruto é aberto, sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, se assemelha a íris de um olho.

FAMÍLIA: Sapindaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sul da Ásia - China.

PORTE: Em torno de 6 a 7metros de altura, mas pode chegar atingir um pouco mais de 15 metros ao longo dos anos, em condições favoráveis.

FOLHAS: Pecioladas e alternas, tendo um número variável de folíolos dispostos em ráquis (pecíolo principal de uma folha pinada), de forma alternada.

 Clique para ampliar
LONGAN - Primeiras folhas da muda
FLORES: Suas inflorescências possuem flores hermafroditas e tem coloração castanho-amareladas.

FRUTOS: Drupa esférica, de coloração castanha, com 2 a 3cm de diâmetro, sua polpa é doce, carnuda, macia e suculenta, de sabor diferente, lembra um pouco o gosto do melão e sua textura é parecida com a da lichia. Tem uma única semente grande  A safra acontece no verão.
Clique para ampliar
Detalhe dos cachos de frutos
Nota: Após a antese (desabrochar da flor), demora em torno de 4 meses para que o fruto fique apto ao consumo. É uma excelente fonte de ferro e potássio.

Clique para ampliar
Detalhe da fruta
TRONCO: De textura rugosa, sua copa varia entre redonda e ereta.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado. Antes de atingir sua fase adulta a planta exige cuidados especiais e o solo deve ser mantido sempre úmido, mas na quantidade certa de umidade.

CLIMA: Aprecia clima subtropical, não tolera frio intenso.

PODA: Fazer poda de condução, cortando brotações laterais, ramos secos e mal formados.

CULTIVO: Demora cerca de 8 a 10 anos para frutificar se produzidas a partir de sementes, Aprecia solo arenoso, rico em matéria orgânica. Antes de se tornar adulta exige cuidados especiais.
 Clique para ampliar
LONGAN - Mudas bem novinhas

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 40 X 40 cm, misture bem na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido,ou fertilizante orgânico composto.

UTILIZAÇÃO: Frutífera exótica, interessantes de ter em seu pomar, desde que situado em regiões de clima adequado para seu desenvolvimento pleno. 

PROPAGAÇÃO: Por sementes, alporquia  e estacas.

PLANTA MEDICINAL: Tem muitas propriedades medicinais, o consumo da fruta in natura, previne anemia, reduz febre e ameniza problemas de insônia. Suas folhas são utilizadas no tratamento de alergias, doenças cardiovasculares e diabetes.

Clique para ampliar
LONGAN - Etiqueta do produtor brasileiro

FOTOS DESTA POSTAGEM: As da mudas (que ganhei da minha querida amiga Dna. Mirian), fotografei aqui na chácara onde moro, as demais são da internet, (Image Juicy), que serão substituídas, tão logo consiga fotografar a planta adulta.

ONDE ENCONTRAR: No Brasil ainda não é muito fácil encontrá-la. Em São Paulo tem no Mercadão.
Um dos produtores é Paulo Uchoa, na região de Ribeirão Preto na Fazenda Santa Rita, tel. ( 16) 9992-2769.

8 comentários:

  1. Olá! Fiquei encantada com a quantidade de frutos! Adoro-os assim como as lichias, mas aui em Portugal não consigo encontrar a planta ou estacas (já o fruto é difícil encontrar!). Acha possível enviar algumas estacas do Brasil?
    Obrigado!
    Elisabete

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vivo em Portugal, mais propriamente no Alto Alentejo. Tenho uma longan que comprei no fim do inverno passado e está a crescer maravilhosamente, mas ainda é pequena. A planta tem uma folhagem linda e estou muito curioso com os frutos que um dia espero colher e que ainda não comi Comprei-a aos viveiros de Castromil que enviam para todo o país. Tenho muitas outras plantas tropicais, algumas já a começar a dar alguns frutos resultado duma paixão por plantas tropicais/exóticas que já tinha à muito tempo, mas que só à pouco tempo me resolvi dedicar.
    Se quiser trocar algumas impressões comigo terei todo o gosto em partilhar consigo deste meu "passatempo tropical".

    o meu mail é manuel.esteves.1970@gmail.com

    Cumprimentos,
    Manuel Esteves

    ResponderExcluir
  3. temos uma longan em meu pequeno jardim. Ela já tem 5 anos aproximadamente. Agora, sei que será preciso paciência para colher os frutos. Atualmente, ela não está bem, pois sofreu com um excesso de fertilizantes. Andei molhando bastante para diluir, isso não ajudou em nada...

    ResponderExcluir
  4. tenho um pomar com 4 anos, este ano algumas plantas estão florescendo, fica no parana jaguariaíva

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, coloquei as sementes na terra e ja brotaram. Como faço para cultivar em vasos.

    ResponderExcluir
  6. Plantei mais de 30 sementes apenas uma nasceu. Mais já estou feliz tem certa de 15cm. Molho diariamente. Como devo cuidar?

    ResponderExcluir
  7. Alguém saberia né informar se a longana também é possivel frutificar em vaso?
    Cultivo frutiferas em vasos e minha ultima aquisição foi a longana, mas não achei nada sobre ela frutificar em vaso, pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a planta pode frutificar em vaso. Há vários factores a ter em consideração: temperatura, humidade, luminosidade, nutrientes, etc. Não esquecer que se consegue produzir plantas apenas em água - hidroponia. Eu sei qual o limite que tem de solucionar, mas compete a vc identificar e superar....

      Excluir