25 de jan. de 2015

BABOSA-BRANCA, CARAPIÁ - ( Cordia superba )



BABOSA-BRANCA, CARAPIÁ - ( Cordia superba )





NOME CIENTÍFICO: Cordia superba.


NOME POPULAR: babosa-branca, grão-de-galo, grão-de-porco, acoará-muru, árvore-de-ranho, ranhenta, carapiá, jangada-do-campo, jagoará-muru, tajaçu-carapiá, taiaçu, baba-de-boi,



Nota: Pode ser confundida com a Cordia rufescens.



SINONÍMIA: Cordia blanchetti, Cordia ipomoeaeflora.



FAMÍLIA: Boraginaceae.



CICLO DE VIDA: Perene.



ORIGEM: Brasil; pode ser vista do estado do Maranhão ao Paraná, em floresta semidecíduas e mata atlântica litorânea e matas úmidas.



PORTE: Pode atingir até 10 metros de altura.



FOLHAS: Simples, 8 a 18 cm de comprimento, por 4 a 7,5 cm de largura, na página (face) superior tem coloração verde escuro e apresenta textura mais lisa e um pouco brilhante. Na página inferior, um verde pálido, nervuras bem definidas e com pelos.

 
BABOSA-BRANCA, CARAPIÁ - ( Cordia superba )

BABOSA-BRANCA, CARAPIÁ - ( Cordia superba )
FLORES: As inflorescências têm flores de coloração branca, despontam em corimbos terminais, florescem mais que uma vez por ano, mas com maior intensidade no verão.



FRUTOS: São bagas de formato ovalado, quando maduros tem coloração branca e polpa transparentes, adocicada e bastante pegajosa, são apreciados pela fauna.

BABOSA-BRANCA, CARAPIÁ - ( Cordia superba )
Nota: Os frutos podem ser consumidos, mas não são muito apreciados pelo ser humano.



TRONCO: reto, de coloração castanha acinzentada, e casca fissurada, mede cerca de 20-30 cm de diâmetro.



LUMINOSIDADE: Sol pleno.



ÁGUA: Por ocasião do plantio não descuidar das regas, uma vez estabelecida, regar no caso de estiagens muito prolongadas.


CLIMA: Aceita bem clima tropical e subtropical e resiste a geadas fracas.



PODA: Não é necessária, apenas poda de formação, retirando brotações laterais e ramos secos e mal formados.



Nota: Se for desejo deixar a copa arredondada quando ela atingir cerca de 2,50 metros é o momento de fazer podas de modelagem.



CULTIVO: Bastante rústica, tem crescimento rápido e pode ser plantada em qualquer tipo de solo.



FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, para uma cova de 40 X40 X 40 cm misture bem na terra retirada cerca de 30 litros de esterco de gado bem curtido ou composto orgânico.



UTILIZAÇÃO: Bastante ornamental, com linda florada, pode ser utilizada na arborização urbana, em praças e ruas largas. Também utilizada em projetos de reflorestamento devido seu crescimento rápido.


PROPAGAÇÃO: Por sementes que devem ser postas para germinar logo que colhidas quando o fruto estiver maduro, germinam entre 6 a 8 semanas, encontrando condições favoráveis e tendo trato adequado entre 2 a 3 anos irá iniciar frutificação.



FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei no Jardim Botânico Plantarum, localizado em Nova Odessa / SP, local onde esta árvore poderá ser vista bem de perto e apreciada em todos seus detalhes:



BABOSA-BRANCA, CARAPIÁ - ( Cordia superba )

Nenhum comentário:

Postar um comentário